Como Usar a Vírgula: 5 regras para aprender uma vez por todas

Saiba como Usar a Vírgula: 5 regras para aprender uma vez por todas.  Dúvidas sobre como usar a vírgula de forma correta? Aprenda de maneira fácil com as principais regras da ortografia.

Saiba todas as regras para usar a vírgula sem erros!

Índice do Artigo

Vírgula: Todas as regras que você precisa saber para dominá-la

Como usar a vírgula é uma dúvida que sempre aparece durante a escrita de uma redação. Pode parecer coisa pouca, mas a verdade é que a vírgula é um dos pontos mais importantes para uma boa escrita.

Infelizmente o uso da vírgula é ensinado de forma errada durante o período escolar. A maioria dos professores de alfabetização dizem que a vírgula deve ser usada quando queremos indicar uma pausa na frase.

Infelizmente utilizar a vírgula de forma correta não é tão fácil assim. Existem regras de ortografia que ditam onde ela deve ser encaixada e como. Estas regras evitam confusões, além de padronizarem e conservarem a natureza da língua portuguesa.

Quer aprender a usar a vírgula? Confira o passo a passo para não errar mais!

Como usar a vírgula sem erro

Existem algumas regras que podem ser seguidas para usar a vírgula de forma certeira. Aprenda todas elas e mande bem nas suas próximas redações.

como usar a virgula

A vírgula deve ser usada para separar itens que podem ser listados

O exemplo mais fácil para aplicar a vírgula é quando a frase apresenta vários itens ou pessoas.

Veja o exemplo:

Fui na padaria comprar pão, leite, doces e suco.

Ou seja, o sujeito foi na padaria e comprou:

  • Pão
  • Leite
  • Doces
  • Suco

Sempre que for possível listar todos os itens da frase, separe-os com vírgula.

A vírgula separa explicações no meio da frase

João, que mora logo ali, foi na padaria comprar algumas coisas.

Note que a frase começa com o sujeito “João” e logo depois vem uma explicação sobre o sujeito. A explicação deve sempre ser colocada entre vírgulas.

Aproveite e saiba mais:

Coloque a vírgula para separar espaço e tempo

Atualmente, o preço das coisas na padaria está bem alto.

O tempo “atualmente” fica dividido do resto da frase. O mesmo acontece com “Antigamente”, “Ontem”, “Semana Passada” e qualquer outro tempo.

O mesmo serve para espaço:

Lá na padaria, você pode encontrar o João.

A vírgula sempre é usada antes de conjunções

Cheguei em casa, tirei os sapatos, sentei um pouco e finalmente descansei.  Cada ação realizada pelo sujeito é separada por vírgula, sendo a última separada por “e”.

Vírgula antes de mas

“Mas” é uma conjunção de contrariedade (parte das conjunções adversativas), ou seja, a palavra sempre separa duras frases, sendo a segunda uma contradição da primeira.

Portanto, “mas” entra na regra da separação de frases. Além do “mas” outras conjunções sempre carregam a vírgula antes delas, são elas:

  • Porém
  • Contudo
  • No entanto
  • Entretanto

Vírgula antes do “e”: Quando e como usar

A vírgula antes do “e” é muito mais comum em inglês. Ela é chamada de vírgula de Oxford. Aqui no Brasil a regra geral é nunca usar a vírgula antes do “e” quando estiver separando objetos ou pessoas em uma frase.

5/5 - (2 votes)