Significado de Analisar: Saiba Tudo Sobre

V0cê já ouviu falar sobre o Significado de Analisar, tem dúvidas, preparamos um artigo com dicas e muito mais.

Analisar é um verbo transitivo direto que não precisa do auxílio da preposição para que seja compreendido seu sentido.

Índice do Artigo

Significado de Analisar

Para quem busca investigar, entender, descobrir e reagir a um certo problema, é preciso antes de tudo analisa-lo para então definir uma resposta. De modo geral, “analisar” é um estudo, é uma metodologia para você chegar a uma conclusão.

O substantivo análise

Análise é um substantivo que deriva do verbo analisar. O significado permanece o mesmo, uma vez que você irá fazer uma análise de tal objeto ou de tal pessoa para concluir tal coisa. Que fique bem claro que uma análise é um estudo minucioso e muito detalhado acerca de algo. Não se pode realizar uma análise rasa, sem uma averiguação completo de tudo que envolve o objeto, por exemplo.

Significado de Analisar

Substantivo e o verbo analisar

Muitas pessoas utilizam o verbo e o substantivo de modo a ganhar tempo ou fazer uma decisão certa.

Por exemplo:

  • Antes de eu fechar com você, vou analisar as outras possibilidades.
  • Estou fazendo a análise ainda e não sei qual será o desfecho dessa pesquisa, portanto, não insista em querer saber a resposta.

Percebemos o quanto “analisar” não é uma palavra que está circundada em significados vagos, pelo contrário, sua etimologia leva a crer que “analisar” só pode ser utilizada em um contexto específico, em que se queira fazer um estudo profundo, detalhado.

Aproveite e saiba mais:

Sinônimos do verbo analisar

Um sinônimo muito usado para substituir o verbo “analisar” é o verbo “criticar”. Ao criticar um filme, por exemplo, é preciso que o redator tenha assistido, pesquisado e feito anotações acerca da obra cinematográfica, certo? Logo, o que é feito é uma análise minuciosa sobre o filme.

Mas, entenda que esse sinônimo só pode ser utilizado nesse contexto. Imagine: “O médico fez uma análise do meu sangue”. Consegue substituir análise por crítica? Não é possível, já que não orna, não combina. Por isso a importância de observar sempre o contexto! Na maioria das vezes, o sinônimo mais utilizado para “analisar” é estudar.

Gostou ? Aproveite e compartilhe.

Rate this post